sábado, 31 de agosto de 2019

BRAVESTARR


A revista Bravestarr foi publicada no Brasil durante o ano de 1988 e teve 12 edições pela Editora Abril. Os dois primeiros números não apresentavam os nomes dos argumentistas e desenhistas. Não sabemos nada a respeito desses artistas, mas tudo indica que as histórias não foram feitas em terras brasileiras. Somente a partir da terceira edição começaram a aparecer novas histórias, elas foram creditadas, sabemos que foram escritas e desenhadas por uma equipe formada por talentosos artistas brasileiros contratados pela Editora para suprir uma demanda de histórias do personagem. Destaque para os desenhistas Álvaro Omine, Roberto Kussumoto, Mozart Couto, Marcelo Campos e histórias de Luiz Antônio AguiarNesse texto irei desvendar o mistério envolvendo as primeiras edições e conhecer as origens dessas histórias.



Bravestarr foi lançado na edição nº 11 de Masters of the Universe de 1987 pela editora italiana Mondadori. Durante essa fase os protagonistas foram retratados da forma como haviam sido produzidos nos Estados Unidos, a editora estava preocupada em inventar histórias com urgência, mas o problema era a falta de informações sobre os personagens. Já nas páginas da Magic Boy (revista nascida como uma evolução da The Masters e Adventure Team)a revista teve uma publicação no início trimestral, depois mensal e serviu como uma vitrine de brinquedos para a Mattel. Os personagens foram desenvolvidos de acordo com um catálogo, pois os editores estavam interessados em incluir novos personagens nas histórias, Bravestarr tinha uma ficha do modelo da Filmation, para que os personagens fossem melhor definidos, também do ponto de vista das diferentes personalidades.

Como o personagem não tinha revista própria, as poucas histórias produzidas eram distribuídas em vários números dessas publicações e no Brasil foram compiladas nas edições nº 01 e nº 02 de Bravestarr da Editora Abril. Esse foi o motivo pelo qual os artistas brasileiros foram convidados a escrever e desenhar o personagem a partir da edição nº 03. Vocês sabiam que os mesmos desenhistas de Bravestarr fizeram os desenhos do He-Man nas publicações Italianas? 

Entre 1987 e 1989, os desenhistas da editora italiana Mondadori estavam ocupados nas versões de quadrinhos destinadas ao mercado italiano das aventuras dos Mestres do Universo e Bravestarr, personagens muito amados, protagonistas da série animada homônima da Filmation e das linhas de brinquedos da Mattel daqueles anos. 

Eles gostavam de desenhar Skeletor , Hordak e todos os bandidos, entre os heróis a Teela. Foi trabalhando com os personagens que eles começaram a entender o universo de He-Man.

Em 1987 a Mattel estava interessada em lançar o personagem Bravestarr na Itália. Sauro Pennacchioli foi chamado para ser o roteirista fixo da revista e Raffaele Della Monica o Desenhista. Giuliano Piccininno veio substituir Raffaele Della Monica na arte das histórias em 1988 e 1989. Ele desenhou todas as histórias presentes no Magic Boy mensal, do número 01 ao 21, com a exceção da número 04, fez um total de seis histórias antes de mudar de gênero.

Texto: Sauro Pennacchioli
Desenhos: Raffaele Della Mônica

Texto: Sauro Pennacchioli
Desenhos: Raffaele Della Monica, Vittorio Coliva e Leonardo Gagliano

Texto: Sauro Pennacchioli
Desenhos: Raffaele Della Monica, Vittorio Coliva e Leonardo Gagliano

Texto e Desenhos: Giuliano Piccininno

Texto: Sauro Pennacchioli e Desenhos: Giuliano Piccininno, Leonardo Gagliano e Vittorio Coliva

Magic Boy - Edição 2 (dezembro de 1987).

Nessa história furacão começa destruir o salão de festas da cidade. Bravestarr tentar descobrir o que tá acontecendo. Furacão tenta matar o herói mas não é tão fácil. Tex Hex é o responsável por toda essa confusão pois descobriu uma maneira de controlar o cavalo do xerife. História inédita no Brasil.

CURIOSIDADES:

Edição nº 01 (Bravestarr) e nº 12 (Masters of the Universe). 


A Abril aproveitou a capa da edição nº 12 da revista italiana pois o personagem não foi destaque na edição nº 11.

Detalhe da edição nº 01 (Bravestarr) e nº 15 (Masters of the Universe). 


Lá fora também tiveram o concurso para ganhar a estrela do Bravestarr.

Edição nº 02 (Bravestarr) e nº 17 (Masters of the Universe). 


A partir dessa edição a Abril publicou todas as histórias que saíram na edição italiana.

Edição nº 04 (Bravestarr) e nº 18 (Masters of the Universe). 


Não foram muitas as capas que deram destaque a Bravestarr, mas a Abril aproveitou todas nas edições brasileiras.

Edição nº 05 (Bravestarr) e nº 14 (Masters of the Universe). 


Geralmente as capas das edições brasileiras tinham o fundo editado. Na edição original a capa tinha várias montagens principalmente quando publicavam vários personagens em suas edições.

Edição nº 06 (Bravestarr) e nº 13 (Masters of the Universe) Bravestarr durou 12 edições em ambas as revistas (italiana e brasileira).

Detalhe da edição nº 03 (Bravestarr) e nº 11 (Masters of the Universe) - o mini poster também foi adaptado no Brasil.


O mini poster foi publicado pela Abril na edição nº 03 de Bravestarr.  Já na Itália, o mini poster, saiu na edição original de lançamento do personagem. Os traços denunciam... A edição nº 03 foi totalmente escrita e desenhada por artistas brasileiros.


Uma coisa interessante foi a forma de apresentação do personagem pela Editora Mandadori. Ele estreou na edição nº 11 e só ganhou destaque na nº 12. Não sei o motivo para a editora ter feito isso, mas ficou bem claro que He-Man iria dar uma força para ele.

REVISTA BRAVESTARR PELA EDITORA ZINCO


A linha de figuras de ação fabricadas pela Mattel também contou com uma breve série de 5 quadrinhos publicados na Espanha em 1987 por Ediciones Zinco. As edições eram coloridas no tamanho 21X28,5 cm.






LONDON EDITIONS

Também havia quadrinhos BraveStarr lançados no exterior no Reino Unido. Abaixo estão imagens das capas desses quadrinhos.

EDIÇÃO ESPECIAL #1

O conteúdo é o seguinte: 
1ª história - Crumblin 'canyon 
2ª história - as batidas de carroça de água 
Um dia na vida do Novo Texas - uma aventura no estilo' escolha sua própria aventura ' 
3ª história - o experimento Wagner 

Nenhum artista ou escritor é creditado.



EDIÇÃO ESPECIAL #2

O conteúdo é o seguinte: 
1ª história - Pontuações antigas [parece arte britânica original criada em casa] 
2ª história - Negociação dupla [qualidade muito mais alta, isso poderia ser uma reimpressão nos EUA?



EDIÇÃO ESPECIAL TV #3

Esta é a terceira edição que de alguma forma, tornou-se "especial de TV" em vez de apenas "especial". Uma melhoria definitiva da qualidade nesta edição. 

O conteúdo é o seguinte: 
1ª história - Uma lição assustadora 
2ª história - A cidade fantasma! 
3ª história - Um problema de minerador



EDIÇÃO ESPECIAL TV #4

Este é o Especial de TV # 2 - mas na verdade não é absolutamente nada de especial, pois todo o conteúdo é uma reimpressão de "Special # 2"! 



LADYBIRD

BRAVESTARR 

Em formato livro capa dura da série Bravestarr. Primeira edição Glossário. Editora: Ladybird Books Ltd. Primeira edição, 1987. Idioma:  inglês. Dimensões do produto:  17,8 x 11,8 cm.



BLACKTHORNE PUBLISHING

Durante a edição do BraveStarr no final dos anos 80, duas revistas em quadrinhos foram produzidas pela empresa Blackthorne Publishing. Esses dois quadrinhos eram em 3D, não em cores, e basicamente apenas adaptações em quadrinhos de partes do filme.

Autor:John Stephenson
Ilustrador:Adrian Moro 
Cor da capa: Steve Shanes
Data de publicação:Outono de 1987
Publicado por Blackthorne Publishing


As primeiras sete páginas são a história do xamã chegando ao planeta do Novo Texas e enviando um jovem BraveStarr para o posto de Delegado galáctico mais próximo. O xamã, em seguida, envolve seu navio com meteoros e, em seguida, choca-se com o Novo Texas com o navio pousando no topo de um pico. Depois disso, o juiz JB nos conta o resto da história. Isso o torna bastante interessante e não apenas uma versão cômica do filme. A partir daí, é basicamente a parte do filme em que a gangue de Tex Hex aparece e BraveStarr o derrota pela primeira vez. Depois é uma aparição muito misteriosa pelo xamã.


EDITORA UNIMAG VERLAG

Também havia quadrinhos BraveStarr lançados no exterior na Alemanha. Abaixo estão imagens das capas desses quadrinhos. A revista tinha cinco histórias num total de 36 páginas (1988 -1989).

Bravestarr nº 1

Bravestarr nº 2

Bravestarr nº 3

Bravestarr nº 4

Bravestarr nº 5

Edição Especial Extra nº 1 de Bravestarr

Edição Especial Extra nº 1 de Bravestarr



Nenhum comentário:

Postar um comentário