O Suplemento do jornal paulista Gazeta foi uma das primeiras edições em quadrinhos brasileiros no formato comics books dos Estados Unidos. A primeira publicação da Gazetinha foi em 12 de setembro 1929. Antes tínhamos o Tico-tico que foi o primeiro a publicar histórias em quadrinhos no Brasil, mas era um formato de cômico infantil bem diferente dos comics americanos. Outro jornal que publicou histórias em quadrinhos antes da Gazetinha foi o Correio Universal que pode ficar para uma futura postagem.
A primeira aparição do Superman no Brasil ocorreu em 17 de dezembro de 1938 no Suplemento Infantil Gazetinha número 445. Esta primeira publicação do Superman foi somente de uma página e contou de forma resumida a origem do Superman que saiu no Action Comics 1. A partir daí iniciou-se os capítulos nos próximos números (uma página).
A primeira história completa do Superman ocorreu em uma edição especial da Gazetinha, chamada Edição Majestosa da Gazetinha que seria o número 492 da série normal, em 8 de abril de 1939. Porém nesta edição o Superman dividiu a edição com “As aventuras de Marco Polo”.
Mas a primeira publicação dedicada integralmente ao Superman foi o Álbum da Gazetinha número 1 publicado em 2 de agosto de 1939 e republicou duas histórias completas que saíram anteriormente nos Gazetinhas. Na primeira história, Guerra à Guerra, o Superman participa de uma Guerra e no final consegue promover a conciliação e terminar a Guerra. Esta história saiu em Action Comics 2. No segunda história, O segredo da mina, de origem no Action Comics 3, o Superman disfarça de operário de uma mina para investigar o que ocorre de errado na mina. Posto as fotos que tenho desta edição.
O Álbum número 2 da Gazetinha tem como foco Zatara, um mágico do estilo de Mandrake (para não dizer cópia) que tinha poderes mágicos. Foi muito popular no Brasil na década de 40 e depois da Segunda Guerra, como a maioria dos super heróis, caiu em declínio. O interessante é que na Era de Prata surgiu Zatanna, filha de quem? Zatara. Contém 4 histórias: O Feiticeiro Egipcio, O crime do clube noturno, O mistério do trem de carga, A fazenda assombrada, que saíram nos Action Comics 1 a 4.
O número 3 do Álbum da Gazetinha é dedicado ao herói Audaz, o Demolidor. Herói totalmente nacional criado pelos artistas Álvaro Moura e Manoel Mello. Várias coisas interessantes aqui. O herói era um gigante robô criado pelo cientista Doutor Blum e tinha os companheiros Greggor e o menino Jaques Ennes. Estas histórias já eram publicadas na Gazetinha antes da aparição do Superman e totalmente a cores.
Também chamado de somente “Demolidor” muito antes do herói da Marvel no Brasil. O primeiro robô das histórias em quadrinhos norte-americanos foi "Bozo, the Iron Man" em 1940. Mas nosso herói Audaz já era publicado bem antes. Muitos historiadores consideram o Homem-de-Ferro da Marvel, ou o Tornado Vermelho da DC como plágios do Bozo, por que não considerar que todos estes citados não seriam cópias de Audaz, o Demolidor!
Nenhum comentário:
Postar um comentário